sexta-feira, setembro 9

Distribuir fruta

Neste momento que antecede as eleições autárquicas e de uma série anúncios de candidatos para as próximas eleições presidênciais, estivemos presentes na conferência de imprensa de apresentação do programa eleitoral do candidato à Junta de Freguesia de Vila Franca do Enxumilho, o Sr. TóZé da Fruta.

O senhor candidato apresentou o seu programa com algumas propostas polémicas, como: demolir toda a povoação e construir uma torre com 100m de altura no lugar desta; criar uma zona de trânsito condicionado, com pilaretes retrácteis, num raio de 20 km da povoação; criar uma televisão regional, a curto prazo, e mais tarde um canal de desporto, entre outras propostas que não interessam.

Depois do seu discurso, o Sr. TóZé dispôs-se a responder a algumas perguntas dos jornalistas presentes, mas fez logo uma recomendação:

- Digo desde já que as perguntas têm de ter alguma coerência e algum sentido práctico, e não responderei a perguntas inúteis e procederei logo a distribuir fruta a esse repórter. Podem começar. Ai o sr. do Jornal das Berças...
- Sr. TóZé... Não acha que a torre é uma ideia bastante utópica e completamente descabida?
- Olhe que eu avisei... Diga-me uma coisa, prefere uma maça ou uma pêra?...
-... uma pêra!!... - e quando diz isto...
- Então aqui vai... - sai uma pêra arremeçada com toda a força pelo sr. TóZé que atinge o repórter em cheio no olho, deixando-o com um olho negro. Diz de seguida - Isto é para aprenderem! Próximo... o sr. da Rádio Chinquilho...
- Bem... eh...he... deixe cá ver... Sr TóZé, como vai fazer para realojar as pessoas entre a demolição da aldeia e a construção da to...?
- Eu avisei!... Nem lhe dou oportunidade de escolha, aqui vai um cacho de bananas... - e sai disparado um cacho de bananas que atinge o repórter em cheio na cabeça, que o deixa ko durante uma boa hora e meia - Vocês estão me a chatear. Mais uma perguntintinha, e se não me agradar vou-me embora. O sr. ai no fundo...é reporter de onde?
- Bem... eu sou de um blog, "O cão bem cheiroso", mas por acaso tenho uma perguntinha para lhe fazer...
- Força, diga lá. Mas olhe que lhe vou prepara aqui já uma mangazinha pelo sim, pelo não, ehehehe...
-Ok! O sr. falou que vai limitar o trânsito à aldeia...
- Olhe que eu lhe atiro isto...
- Espere, espoere, deixe-me fazer-lhe a pergunta...
- ...
- Para isso vai colocar uns pilaretes, certo? Como aqueles que há em Lisboa, em que tem um botão para se pedir o acesso, certo? Então a minha pergunta é a seguinte: É muito giro essas coisa quando está bom tempo, mas quando estiver a chover. As pessoas irão apanhar chuva para irem lá carregar no botãozinho e esperar que seja atendido? - e assim que digo isto baixo-me imediatamente, mas...
- Ora ai está uma bela pergunta. Por acaso esse reparo é muito importante. Vou ter que pensar numa solução, em princípio através da colocação de um abrigozinho , mas ainda vou pensar um bocadinho melhor. Obrigado. Podem fazer mais uma perguntinha... Ai o sr. ao fundo, do jornal "A voz do rouxinol"...
-Bem... Quando o sr. TóZé fala do canal de desporto, como é que o sr. está a pensar... - assim que diz isto, a manga que estava prepoarada para nós acerta em cheio no peito do trepórter que o deixa com falta de ar, e não sei se não lhe terá partido umas quantas costelas.
- Os senhores repórteres atingiram o limite, vou-me embora, m as antes vou acabar de distribuir a fruta. - e ele, com a ajuda do seu staff, começam a atirar todas as peças de fruta que tinham no palanque.
Era uma chuva de fruta. Nós ainda conseguimos recolher, um cacho de uvas, cerca de um quilo de ameixas, uma ananás e uma pêra abacate, mas para isso ainda trouxemos umas quantas nódoas negras, um olho negro e uma fractura do ante braço. Mas a fruta era deliciosa...